Aguarde, carregando...
  • ENDEREÇO

    Rua Dalton Lahn dos Reis, 269, Distrito Industrial - 95112-090 - Caxias do Sul - RS - Brasil

  • TELEFONE

    +55 54 3290.4800

Como evitar desgastes do sistema de suspensão dos caminhões da sua frota florestal?

Um dos componentes básicos de qualquer veículo é a suspensão, inclusive em caminhões. Por ser tão primordial é de se esperar que algum problema ou outro possa ocorrer – mas, claro, intempéries podem ser evitadas.

Nas operações florestais, que utilizam caminhões, é comum de se ouvir que sistemas de suspensão se desgastem, tendo em vista o trabalho pesado.

Porém, se você deseja descobrir como evitar isto, este artigo é para você! Confira o que fazer para evitar desgastes na suspensão dos caminhões da frota.

 

Para que serve a suspensão do caminhão e sua importância

Antes de iniciarmos o assunto principal deste artigo é necessário entender para que serve a suspensão do caminhão.

A suspensão deste tipo de veículo é diferente da aplicada em carros, por exemplo. A principal distinção entre este componente em caminhões e outros tipos de transporte fica por conta de materiais exclusivos, como o feixe de molas, que serve para manter a sustentação do veículo e da carga ao passar por terrenos difíceis.

Isso é de extrema importância, pois nas áreas em que a operação florestal é feita geralmente há desigualdades na superfície. Além disso, a suspensão de caminhões é projetada com foco na absorção de impactos, de forma a proteger o veículo, a carga e a vida humana.

Levando em consideração estes fatores, é de se esperar que as frotas estejam em dia com o principal cuidado: revisões periódicas.

É no momento da revisão que pode se ter certeza da qualidade e utilidade da suspensão e de outros componentes do caminhão, isso porque uma suspensão bem regulada e adequada ao uso gera funcionamento dentro do esperado, com a performance não sendo prejudicada por possíveis falhas ou indícios destas.

Uma frota com revisões periódicas em dia é, além do citado acima, automaticamente mais segura, diminuindo chances de paradas e acidentes. Ademais, o transporte de madeiras é regulamentado por órgãos competentes, e precisa estar dentro das leis.

No País há duas resoluções largamente famosas que regulamentam o transporte florestal e os veículos utilizados nas operações. São elas a resolução nº 196/2006, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a resolução nº 246/2007.

Isto significa que, além dos diversos requisitos de transporte, como disposição de toras, tipos de madeira, etc., as carretas e os caminhões aplicados nas operações também precisam estar em conformidade com o que prega as normas.

E mais: todos os veículos da frota precisam ser submetidos a inspeções de segurança, para ter duas licenças específicas – Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL).

 

Quais cuidados específicos se deve tomar para evitar desgastes na suspensão dos caminhões

Pode-se dizer que a parte primordial para cuidar da suspensão de caminhões está na revisão periódica, mas alguns fatores específicos também contribuem para uma maior ou menor vida útil do componente.

Como cita este artigo no blog Unylaser, existe uma forma correta de transportar toras colhidas na operação florestal. Este transporte não determina apenas fatores básicos e essenciais, como segurança e carga sem danos, mas também significa que os veículos utilizados não sofrerão danos, já que as toras estão acomodadas, escoradas e presas da maneira que deve ser e que diz a lei.

Vale ressaltar que motoristas que não cumprem a legislação e que por ventura são flagrados em situação de irregularidade (madeiras mal acomodadas ou caminhão sem manutenções e devidos cuidados) podem sofrer penalidades de acordo com as normas, como multa e pontos na carteira, tendo em vista que são infrações graves e colocam a vida humana em risco.

Sendo assim, invista em treinamentos constantes dentro da sua equipe, para que haja conscientização sobre os deveres em relação à frota. Além disso, mantenha um calendário sazonal de revisões em todos os veículos usados no transporte de toras. Como diz aquele ditado, “melhor prevenir do que remediar”, é o lema que deve existir.

A suspensão, entretanto, não é o único ponto a ser observado. Se uma parte do veículo falha é provável que as demais sofram desgastes extras, evitáveis com reparos, trocas e mudanças. Observe a carroceria, os pneus, os freios, os eixos e os componentes inerentes ao transporte florestal, como cabos, escoras, fueiros, cintas, etc.

Seguindo estas dicas você manterá sua frota de caminhões e a suspensão destes sempre em dia!

 

Continue conosco para descobrir ainda mais dicas para sua operação florestal!